notícias

Nosso cantinho para você ficar sempre por dentro do que é notícia
dentro do mundo Brasilata

Brasilata é eleita uma das 35 Melhores Empresas de 2021 em Gestão de Pessoas

7 fev 2022 | Notícias

Estudo realizado pelo jornal Valor Econômico e Mercer premiou empresas que se destacaram na maneira como tratam seus colaboradores
A Brasilata, uma das maiores fabricantes de embalagens de aço do Brasil, mais uma vez é reconhecida por suas ações que são referência no mercado em práticas de recursos humanos. Foi eleita uma das 35 Melhores Empresas de 2021 em Gestão de Pessoas por meio de pesquisa realizada pelo Valor Econômico – o mais influente jornal de negócios do país – e a Mercer, consultoria especializada em carreira, previdência, investimentos e saúde.

A entrega do prêmio “VALOR CARREIRA – As Melhores na Gestão de Pessoas” ocorreu na noite de 22 de dezembro e é um reconhecimento às organizações que se destacam ao oferecer um ambiente onde a experiência do funcionário é o fio condutor de negócios prósperos e sustentáveis. A Brasilata conquistou o 3º lugar na categoria Empresas com 1.001 a 1.500 funcionários e num total de 117 empresas inscritas no prêmio.

“Ser premiado nessa pesquisa, além de proporcionar uma grande visibilidade no que se refere a atração de talentos e reforço da marca empregadora à Brasilata, é a comprovação de que as ações realizadas e o cuidado com as nossas lideranças estão no caminho certo, trazendo bons resultados para o nosso negócio”, comemora Tiago Forte, CEO da Brasilata.

Desde a década de 50, quando a empresa foi criada, suas ações estão focadas no capital humano, em melhorar a qualidade do ambiente organizacional e dos processos internos e garantir aos funcionários melhores oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, foram destinados mais de R$ 5 milhões para os programas de Treinamento e Bolsas de Estudo. Ao longo de 20 anos, 300 colaboradores tiveram seus cursos superiores financiados em até 70%.

Hoje, 49% dos gestores da Brasilata iniciaram como estagiários ou aprendizes, graças ao Programa de Estágio, que permite aos funcionários crescer dentro da empresa e alcançar cargos mais altos.

Há ainda o Projeto Simplificação, em que qualquer colaborador, internamente denominado inventor, têm um canal em que pode dar ideias de inovação em processo, produtos, rotinas e ser premiado por isso. Por fim, o Programa de Formação de Líderes implementado em 2021 formou aproximadamente 80 colaboradores com potencial de liderança.

“Há muitos anos, a Brasilata preza pela gestão participativa e investe constantemente em capacitação e desenvolvimento por meio de seus programas, refletindo na gestão de pessoas. Conquistar esse prêmio importante e tão concorrido, sobretudo em um período de pandemia e trabalhos intensos, é a concretização de que os esforços dedicados para executar todas as nossas práticas estão sendo reconhecidos e valorizados pelos nossos inventores”, destaca Fábio Ito, coordenador corporativo de RH.

A Brasilata também foi bicampeã, em 2019, no segmento, e ficou entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Guia VOCÊ S/A. Também foi considerada uma das melhores empresas para começar a carreira.

A metodologia:

O estudo conduzido pela Mercer foi orientado por sua metodologia global de Prosperidade e Engajamento, que consiste em aplicação de pesquisa direcionada aos funcionários com 43 afirmativas para medir sua percepção sobre engajamento e prosperidade por meio de oito dimensões: cultura de integridade, agilidade organizacional, liderança responsável, ambiente de trabalho saudável, recompensa justa, carreiras atrativas, indivíduos prósperos e engajamento. Também foram aplicadas duas questões dissertativas para saber como a empresa ajuda na prosperidade dos funcionários e o que eles acreditam que ainda pode melhorar.

As áreas de recursos humanos também aplicaram questionários conforme calendário proposto pela Mercer. Precisou atender a requisitos mínimos para que a empresa fosse qualificada para continuar no processo e avaliada para o ranking da publicação. A participação no estudo foi completamente gratuita.

Sobre a Brasilata:

A Brasilata é uma das maiores fabricantes de latas de aço no país. Desde 1955 vem revolucionando o mercado com muita criatividade e inovação. Com quatro plantas fabris – São Paulo (SP), Estrela (RS), Rio Verde (GO) e Recife (PE) e uma unidade distribuidora no Rio de Janeiro (CIMEP), a empresa conta com mais de 1000 funcionários, todos registrados formalmente como “inventores”, e mantém ativo o seu programa interno de sugestões “Projeto Simplificação” desde 1987. Está entre as melhores organizações para se trabalhar no país, segundo a avaliação dos próprios inventores ouvidos na pesquisa “Lugares Incríveis para Trabalhar 2021”.