A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, com unidade localizada em Estrela (RS), foi responsável pela produção de quase R$ 1 bilhão em produtos linha e R$ 67 milhões em novos produtos em 2023 (um crescimento de 5,6% em relação a 2022). A empresa é referência na produção de embalagens e pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia.
Em 2009, a Brasilata criou uma área com 1.000 m² de P&D na região, e, em março de 2015, iniciou as operações em seu centro de pesquisa e desenvolvimento. A equipe possui 23 profissionais e mais de 100 projetos em andamento. Segundo João Vicente de Mais Tuma, diretor técnico, são realizados desenvolvimento de prototipagem de embalagens de aço e plástico; “Também são feitos pesquisa e uso aplicado de diversas matérias-primas para embalagens, desenvolvimento de projetos, processos e dispositivos de automação industrial e testes mecânicos e químicos”, afirma Tuma.
O centro dispõe das seguintes instalações:
Engenharia de produto; prototipagem em plástico; prototipagem em aço; laboratório de metalografia e análises químicas; laboratório de metrologia e ensaios mecânicos; área de teste de produtos perigosos; área de usinagem CNC e projetos de automação industrial.
Os objetivos da área são focados em:
Melhoria da embalagem para o consumidor e cliente: ter embalagens mais fáceis de usar, com melhor manuseio e abertura; mais atrativas e personalizadas; aumentar a vida útil dos produtos embalados e ter custos mais baixos.
Melhorias na fabricação: ter economia de materiais; maior velocidade de processo; versatilidade de produção; suporte ao desenvolvimento de produtos (interno e externo) e novos materiais.
Sustentabilidade: utilização de PCR (embalagens híbridas); melhoria dos processos de fabricação e logística envolvidos; foco em economia circular.
No momento, a área tem 112 projetos em andamento, sendo:
• 59 produtos
• 34 tecnologias
• 16 pesquisas
• 3 projetos especiais
Um exemplo é o projeto sobre polímeros com resíduo organicamente carregado em parceria com a Univates.
O centro de pesquisa e desenvolvimento conta com as seguintes parcerias:
✓ FINEP;
✓ BNDES;
✓ Universidades: PUC, USP, UNICAMP, UFRGS, UNIVATES e IFRS;
✓ Laboratórios: CETEA, IPT e INMETRO;
✓ Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP);
✓ Equipe de desenvolvimento BRASKEM – Triunfo RS;
✓ SENAI – CETEMP São Leopoldo RS
Brasilata
A Brasilata é uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens que, por meio de um entendimento profundo das necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia. Possui plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Recife e Rio Grande do Sul e atua desde 1955. É responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e reconhecida em grandes prêmios por sua cultura inovadora, gestão de pessoas, sustentabilidade e governança.