notícias

Nosso cantinho para você ficar sempre por dentro do que é notícia
dentro do mundo Brasilata

Embalagens Sustentáveis avançam redefinindo o modelo de negócios das indústrias

Embalagens Sustentáveis avançam redefinindo o modelo de negócios das indústrias

8 nov 2024 | Notícias

O mercado de embalagens sustentáveis no Brasil está em crescimento e estabelece novos padrões para a indústria impulsionado por uma conscientização cada vez maior sobre a importância de uma cadeia ética, efetiva e responsável, bem como por políticas públicas que asseguram os impactos sociais e ambientais positivos. Para ter ideia, em 2023, o setor de embalagens sustentáveis cresceu 15% em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$4,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

As embalagens sustentáveis são desenvolvidas a partir de materiais recicláveis, biodegradáveis ou renováveis, com o objetivo de fortalecer a economia circular e, entre os materiais mais utilizados estão o papel, o vidro, os biopolímeros e, claro, o aço. As latas de aço representam uma escolha altamente sustentável para embalagens ao considerar que o material é infinitamente reciclável, o que significa que pode ser reciclado repetidamente sem perder suas propriedades fundamentais. No Brasil, a taxa de reciclagem de latas de aço é crescente, destacando-se graças a uma infraestrutura e a um sistema de logística reversa eficiente que tem avançado em todos os estados brasileiros. Segundo a Abeaço, 47,8% das latas de aço consumidas no Brasil foram recicladas em 2023, e cerca de 200 mil toneladas de latas de aço pós-consumo retornam para o processo de reciclagem e mais de 9 milhões de toneladas de aço pós-consumo são transformadas em novo aço.

Apesar disso, de modo geral, o país ainda tem muito potencial para aumentar os fluxos de materiais para reciclagem. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que apenas 5% dos catadores de materiais recicláveis atuantes no Brasil estão organizados em associações ou cooperativas, contando com alguma estrutura de trabalho. Os outros 95% estão trabalhando nas ruas ou lixões, locais para onde são destinados 40% de todo o resíduo urbano coletado pelas prefeituras, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

E, além de ser reciclável, o aço oferece uma alta barreira de proteção que garante a conservação dos produtos e a segurança alimentar, além da durabilidade e a resistência mecânica das latas que ajudam a proteger o conteúdo contra danos durante o transporte e armazenamento, fatores que contribuem para a redução do desperdício de alimentos e de outros itens que poderiam ser descartados nos aterros aumentando a incidência dos resíduos sólidos.

A inovação continua a ser um motor crucial no desenvolvimento de embalagens sustentáveis. Empresas, como a Brasilata, investem em tecnologias de ponta que ajudam a minimizar os impactos ambientais desde a produção até a impressão das latas e, com a própria embalagem de aço sendo uma solução circular, impulsiona o mercado de reciclagem no Brasil com apoio às iniciativas que aumentam a eficiência do ciclo de vida das embalagens e melhoram a experiência e o desejo do consumidor, a combinação única de sustentabilidade e eficiência que ajuda a dar o passo significativo para o futuro cada vez mais verde e adequado ao bem-estar de todos no planeta.