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Com spin-off, Brasilata oferece ao setor de embalagens soluções tecnológicas, sustentáveis e mais competitivas

Com spin-off, Brasilata oferece ao setor de embalagens soluções tecnológicas, sustentáveis e mais competitivas

21 nov 2024 | Notícias

Com uma de suas tecnologias proprietárias, Direct To Metal (D2M), a divisão conseguiu reduzir em 95% as emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC)

Com quase 70 anos no mercado, a Brasilata é responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e está fortemente comprometida com inovações sustentáveis. Os produtos possuem diferenciais competitivos com tecnologia digital, personalização, serialização e recursos exclusivos da fabricante. Atualmente, com mais de 100 projetos patenteados ou em desenvolvimento, a empresa criou a Brasilata Labs, um spin-off que cria oportunidades de negócios e patentes globais, conectando tecnologia, sustentabilidade e inteligência para o futuro, inclusive para outros mercados.

No processo de pesquisa, a Brasilata utiliza fontes de financiamento como BNDES e Finep, com institutos de pesquisa e universidades, como PUC e UFRGS, no Rio Grande do Sul, Fundação Getúlio Vargas e Politécnica, em São Paulo. Além de pesquisadores internos e associação com empresas privadas. A Brasilata Labs se posiciona como uma fornecedora consistente de soluções em embalagens para indústrias, incluindo marcas competidoras globais do aço.

A busca por inovação da Brasilata Labs é fundamentada pelas fortes tendências dos consumidores, que exigem cada vez mais personalização e sustentabilidade. De acordo com um relatório da McKinsey do final de 2023, 71% dos consumidores esperam interações personalizadas com suas marcas favoritas, e 76% se decepcionam quando essas expectativas não são atendidas. Além disso, uma pesquisa da OLX revelou que 88% dos entrevistados preferem empresas sustentáveis, e quase metade deles já deixou de comprar um item de alguma marca por considerarem que ela não apoia essas causas.

Segundo Gabriel Zaragüeta, CEO da Brasilata Labs, “por meio de pesquisas e parcerias específicas, a empresa desenvolve produtos que abre caminhos ilimitados para marcas criarem campanhas de marketing que impactam os consumidores em um nível muito mais profundo, contribuindo também para o desenvolvimento sustentável do mercado”, explica o executivo. A empresa tem focado principalmente na personalização em massa, eficiência operacional e controle de qualidade, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais consciente e exigente.

A Brasilata Labs inovou o mercado com o lançamento da tecnologia INNOCAN®, em colaboração com ACTEGA, que traz a impressão digital offset da HP Indigo em embalagens metálicas para marcas e fabricantes de latas, uma solução de alto rendimento e alta qualidade, para baixas tiragens a custo competitivo. A solução é pioneira tratando-se de embalagens metálicas.

Trata-se de um processo eletrofotográfico que permite a aplicação de múltiplas cores em diferentes tipos de materiais de forma eletrostática. Este desenvolvimento introduz novas soluções inteligentes com uma ampla gama de opções de personalização para embalagens. Resultado da busca por inovação, o INNOCAN® oferece recursos como hiperpersonalização de design, dados variáveis, cores vibrantes e impressão de QR codes.

“A tecnologia INNOCAN® é uma solução disruptiva que chega para resolver o grande dilema das pequenas tiragens versus lucro. Além de incorporar várias funcionalidades em um único dispositivo, o processo atende às atuais demandas por agilidade, eficiência e sustentabilidade. Viabiliza as operações em pequena escala e reduz os tempos de impressão de forma significativa, explica Gabriel.

Com a Direct To Metal (D2M), uma outra tecnologia proprietária, o spin-off da Brasilata conseguiu reduzir em 95% as emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs). Esta é uma tecnologia de tratamento de metais que permite a aplicação de revestimentos UV diretamente sobre superfícies metálicas, sem a necessidade de camadas intermediárias. “Trata-se de uma aplicação inovadora de vernizes na indústria de embalagens metálicas, pois os processos tradicionais utilizam componentes voláteis, que são aplicados em chapas e curados em fornos que atingem até 200 graus celsius. Já o D2M permite utilização desses vernizes com cura ultravioleta imediata, com a mesma qualidade, eliminando o uso de estufas, diminuindo uso de energia e emissão de gases poluentes”, avalia, Gabriel.

A tecnologia permite a redução de pegada de carbono em até 40% em comparação com o uso de revestimento à base de solvente. Por conta disso, a Brasilata, empresa mãe da Labs, conquistou três prêmios internacionais no renomado The Canmaker Cans of the Year 2023, da revista The Canmaker, tendo seu case com tecnologia D2M reconhecido na categoria sustentabilidade. Segundo informações divulgadas pelo prêmio, os jurados ficaram impressionados com as credenciais de sustentabilidade no processo de secagem UV direto no metal, uma metodologia otimizada de cura para tintas, adesivos, revestimentos e vernizes.

“A sustentabilidade é um valor central para nós, então sempre a consideramos em nossos processos de fabricação e design de produtos, mesmo que isso possa ser desafiador em uma indústria tão madura quanto a nossa. Atualmente, a Brasilata Labs está passando por uma fase significativa de modernização, investindo esforços para se tornar mais sustentável e contribuir positivamente para a cadeia de produtos.”, explica Gabriel. A empresa está comprometida em expandir ainda mais suas iniciativas através de investimentos contínuos em novos projetos e estudos. A empresa está focada em fortalecer soluções personalizadas e ambientalmente responsáveis que atendam às expectativas crescentes dos consumidores e às exigências regulatórias em evolução.
https://www.brasilatalabs.com/

Brasilata
A Brasilata é uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens que, por meio de um entendimento profundo das necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia. Possui plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul e atua desde 1955. É responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e reconhecida em grandes prêmios por sua cultura inovadora, gestão de pessoas, sustentabilidade e governança. Em 2023, a Brasilata faturou R$ 1.2 bilhão com atuação nos setores de higiene e cosméticos, alimentício, químico, tintas, promocional e bebidas.

Assessoria de imprensa Brasilata: https://www.brasilata.com.br/imprensa/